quarta-feira, outubro 22, 2014

Concerto da Sinfónica da Covilhã foi extraordinário!





Mais de meio milhar aplaudiu efusivamente os jovens músicos que colocaram todo o talento num grande momento cultural!

Após 4 dias de intenso e árduo trabalho, eis que tudo acontece, e de forma extraordinária! A Música tem esse dom de aproximar pessoas, de ser uma arte que junta, que transforma, que une, que nos fortalece a cada nota! O Concerto pela Sinfónica da Covilhã foi ENORME, de tal forma que ficamos pequenos perante a extraordinária interpretação de um repertório difícil e exigente tecnicamente. O resultado apresentado teve a direcção artística de Eduardo Cavaco e do maestro Luís Clemente, coadjuvado por uma equipa de 10 professores que representam uma geração de músicos com muito talento.

Quanto ao programa contou com três obras: Magallanes  de Ferrer Ferran que descreve a viagem à volta do mundo de Fernando Magalhães, com uma textura musical muito particular, com efeitos especiais e grande momentos sonoros; seguiu-se o poema sinfónico “Per la flor del lliri blau” de um compositor espanhol Joaquim Rodrigo que o escreveu em 1934, descrevendo uma viagem de um príncipe em busca da flor do lírio roxo para o seu pai, que sendo rei e estando no fim da vida manifestou esse desejo. Por último seguiu-se uma Sinfonia de Ottorino Respigui intitulada “Belkis, regina do sabah”, obra escrita para um bailado inspirada na rainha do Sabá, com 4 andamentos em que o último intitulado de danças orgásticas arrancou uma ovação de mais de 6 minutos. A Sinfónica da Covilhã bisou o numeroso público presente (mais de meio milhar) com a interpretação do último andamento de “Procession of the Sardars” do compositor russo Ivanov descrevendo uma procissão dos monges pelo Cáucaso.

Banda Sinfónica da Covilhã, um projecto ao mais alto nível e que ano após ano se tem afirmado pela qualidade, pela excelência, trabalhando com os melhores e contribuindo para afirmar a Covilhã como cidade da música e dos músicos!

Como responsável gostaria de endereçar as minhas felicitações ao Maestro Luís Clemente, à Grande Equipa de Professores (dos melhores), todos os músicos, ao numeroso público (mais de meio milhar) que efusivamente, entusiasticamente, longamente aplaudiram o concerto, aos patrocinadores, comunicação social, e colaboradores e a toda a equipa organizadora pelo profissional trabalho realizado! Muito Obrigado e Parabéns! EC

Banda da Covilhã passa fim-de-semana na Quinta da Lageosa – Ensaio aberto, domingo, dia 14 Setembro às 16:00 – Adega da Quinta – Entrada livre.
A Banda da Covilhã realiza nos dias 12, 13 e 14 Setembro mais um estágio interno que terá lugar na quinta da Lageosa, nas instalações da Escola Profissional Agrícola. Tem como objectivos preparar novo repertório, a entrada de novos músicos estagiários, receber novos músicos que venham estudar para a UBI e fortalecer o espírito de grupo. No domingo, dia 14 efectua um Ensaio Aberto a toda a comunidade na adega da Quinta. No decorrer do mesmo será assinado um protocolo entre a Banda da Covilhã e a Quinta da Lageosa.


Sem comentários: