sexta-feira, novembro 25, 2011

Banda da Covilhã: 67 Anos ao Serviço da Música e da Cultura! Comemorações! A NÃO PERDER!

A Banda da Covilhã, Associação Recreativa Musical Covilhanense comemora mais um aniversário, o 67º da data da sua fundação com esta denominação, uma vez que as bandas, porque chegaram a ser 5 em 1907, já existem na cidade da Covilhã há mais de 200 anos.

A Banda da Covilhã é hoje uma referência regional e até mesmo nacional na forma como organiza e conduz o seu programa pedagógico e formativo. Assente num ensino em pequenos grupos, aulas individuais de instrumento, música de câmara, três orquestras e muito mais, tudo a preços simbólicos ou gratuitos para quem não pode pagar, fazem deste projecto um marco na história da associação e uma forma solidária de apoio à oferta cultural em termos formativos. Por outro lado, os programas em curso na Banda da Covilhã são abrangentes e diversificados, atraindo dezenas de participantes à sua sede semanalmente, onde se destacam os programas: música para bebés; brincadeiras musicais a partir dos 3 anos de idade, escola de música a partir dos 6 anos de idade; centro de estágios em direcção de orquestra de sopros para maestros e actividades pontuais como masterclasses, estágios, workshops, intercâmbios entre escolas de música, etc.

Hoje mais do que nunca, a Banda da Covilhã nas suas novas instalações, ainda em fase de renovação, vê criadas as condições para consolidar o seu projecto pedagógico e cultural. Bem no centro histórico da cidade, tem contribuído fortemente para a dinamização da zona, onde semanalmente é frequentada, entre sócios, alunos, músicos, professores, pais por mais de 700 pessoas. Outro destaque, é o jardim público mesmo em frente à sede, onde organiza anualmente o projecto dos Santos Populares, Festival da Cherovia, Brincolândia, Concertos de Verão entre outros, contribuindo assim de uma forma permanente para a animação e revitalização do espaço.
Em termos de balanços, o presente ano musical tem sido dos mais ricos para a Banda da Covilhã. A entrada de 20 novos músicos para a banda, o alargamento do ensino a todas as idades, a constituição de 3 orquestras, a solidez da Banda Sinfónica da Covilhã, a realização de mais de 20 concertos, a organização de actividades recreativas e gastronómicas marcaram o ano de uma forma muito positiva.
Quanto ao futuro a Banda da Covilhã continuará a apostar na formação de qualidade, sendo o pilar e base de todo o projecto. Pois só assim, a cidade e região poderão contar com uma orquestra filarmónica que se apresente nos mais variados programas e nos mais diversificados palcos abrangendo o maior número de públicos. Sonha também, finalizar o reequipamento instrumental, onde faltam 50.000,00€ para terminar o projecto; a nova farda que já está na agenda; o novo estandarte e a instalação na nova sede de um café-concerto “Pátio dos Músicos”.

Ao longo deste ano, a Banda da Covilhã agradece o empenho de todos os intervenientes, direcção, músicos, professores, aprendizes, alunos, comissão de pais, colaboradores, voluntários e demais benfeitores que marcam presença e ajudam a engrandecer o projecto. Uma palavra muito especial à Câmara Municipal da Covilhã por todo apoio, bem como às juntas da cidade, comércio local e muitos anónimos que ajudam a Banda da Covilhã.

PROGRAMA das COMEMORAÇÕES
A comemorar o seu 67º Aniversário a Banda da Covilhã organiza 4 dias de intensa actividade: Quinta-feira, dia 1 de Dezembro pelas 16:00, terá lugar o grande concerto de aniversário com a estreia de novo repertório sob a direcção musical de Eduardo Cavaco e Luís Clemente, com entrada livre no Teatro Municipal da Covilhã onde terá lugar uma homenagem aos 100 primeiros sócios da Banda da Covilhã; sexta-feira, dia 2, dia aberto da colectividade com visitas das escolas; no sábado, dia 3 de manhã animação rua no comércio local e à tarde pelas 16:00 sessão especial de natal – Música para Bebés. No dia 4, domingo a banda animará a eucaristia ma Igreja de S. Francisco a partir das 10:00, e às 12:00 decorre a sessão solene das comemorações no salão de recitais com a assinatura de protocolos. As festividades terminam com o almoço de confraternização às 13:00 na sede, seguindo-se o batismo dos novos músicos.

DESTAQUES
Homenagem aos 100 primeiros sócios da Banda da Covilhã
Uma justa homenagem que a Direcção da Banda da Covilhã presta aos primeiros 100 sócios pela sua fidelização à causa associativa, e que ao longo de décadas tem contribuído para a causa maior desta associação: a Música e com ela a sua Banda. Um momento alto nas comemorações que terá lugar no decorrer do concerto de Aniversário.

Sessão Solene - Assinatura de protocolo – Banda da Covilhã - EPABI
Na sessão solene, além da inauguração da nova toponímica, a colocação de novas fotografias, a Banda renovará e actualizará o protocolo com a Escola Profissional de Artes da Covilhã – EPABI. A EPABI tem sido e é um parceiro muito importante no projecto da Banda da Covilhã. Por outro lado, a Banda da Covilhã tem mais de uma dezena de músicos que frequentam o ensino profissional na EPABI, reforçando assim ambos os projectos. A assinatura do novo protocolo, reforça os lanços que unem estas duas instituições e vem reforçar a parceria existente visando sempre a promoção da música e dos músicos ao mais alto nível.

Natal é no Comércio Tradicional! Um projecto que a Banda da Covilhã irá lançar no dia 3 de Dezembro e que decorre até ao dia 7 de Janeiro de 2012, envolvendo todo o comércio tradicional do centro da cidade, nomeadamente da zona do Jardim Público e do Pelourinho. Passa por um programa de várias iniciativas, onde se destacam: animação de rua aos sábados com uma orquestra de pais natais, colocação de som com músicas de natal e publicidades das casas comerciais nas artérias; a realização de uma feira de natal com produtos locais e regionais na rua direita; a realização do madeiro de Natal; junto à igreja de S. Francisco na noite de 24 Dezembro entre outras surpresas. O projecto conta o apoio dos comerciantes e da Câmara Municipal da Covilhã – Cidade 5 Estrelas. Eu compro no Comércio Local!

Sem comentários: