quarta-feira, outubro 12, 2011

Covilhã - Quarta-feira - Dia 19 Outubro - IV Concerto de Gala - Cidade da Covilhã 2011 - Banda Sinfónica da Covilhã

A Banda da Covilhã organiza o IV Concerto de Gala – Cidade da Covilhã 2011 – 140 anos, quarta-feira, dia 19 de Outubro pelas 21:30 no Teatro-Cine da Covilhã com entrada livre. Encontra-se inserido no programa das comemorações dos 141 anos da elevação da Covilhã a cidade e represente um momento alto, de música, de vida e ao mesmo tempo de cerimónia, onde será feita a apresentação do projecto para o novo Teatro Municipal da Covilhã, segundo fonte da autarquia. O Concerto de Gala contará com a participação da Banda Sinfónica da Covilhã. Maestro Convidado -Luís Clemente, Maestro Assistente – Carlos Salazar e Direcção Artística - Eduardo Cavaco. Terá como solistas convidados a participação especial do clarinetista Etienne Lamaison, do barítono Rui Baeta e da soprana – Catarina Molder. Serão interpretadas obras de: Offenbach, Puccini, Weber, Verdi, Strass entre outros grandes compositores.Uma organização da Banda da Covilhã em parceria com a Escola Profissional de Artes da Covilhã – EPABI e que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã.
Banda Sinfónica da Covilhã. A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto da Associação Musical Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando no futuro a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 80 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de conservatórios, escolas profissionais de música e alunos do ensino superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos. Até à presente data já realizou 7 estágios – Dezembro de 2006, Julho de 2007, 2008, 2009, 2010 e Outubro de 2009 e 2010, tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou um Concerto na Casa da Música do Porto, em 2009 em Zamora (Espanha) e em 2010 em Castelo Branco. Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de jovens compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais.
Este é um projecto, a qual não podemos ficar indiferentes e que brevemente terá novos desenvolvimentos, porque urge dar uma resposta ao elevado nível de instrumentistas que o nosso país tem vindo a formar nos últimos tempos. Oriundos da Covilhã, ou que passaram pela Covilhã, são já muitos os nomes que por esse mundo fora, elevam o nome desta cidade nos seus currículos. O Director Artístico e Musical - José Eduardo Brites Cavaco

Sem comentários: