domingo, janeiro 16, 2011

Luís Clemente é o Novo Director Musical Adjunto da Banda da Covilhã!



Após a saída de Elmano Pereira por motivos profissionais, a vaga de adjunto da direcção musical da Banda da Covilhã estava disponível. É com enorme prazer que a Direcção da Banda da Covilhã e sua Direcção Artística e Musical na pessoa do Prof. Eduardo Cavaco anunciam que a vaga foi preenchida ao mais alto nível pelo maestro Luís Clemente. Um jovem com um vasto curriculum na arte de dirigir, com profundos conhecimentos ao nível da orquestração, trabalho com bandas filarmónicas, orquestras de sopros e que brevemente concluirá o seu doutoramento em Direcção Musical e Orquestração. Para um projecto musical e pedagógico que queremos colocar ao mais alto nível, procuramos escolher os melhores, e é desta forma que Luís Clemente chega à Covilhã. O primeiro ensaio teve lugar na passada quarta-feira, dia 12 de Janeiro. A sua apresentação oficial será feita no Concerto de Primavera em Março. Nos dias 23,24,25 a Banda da Covilhã realizará um mini-estágio de forma a preparar os programas para o presente ano musical.
Luís Clemente é Natural de Ferreira do Alentejo. Quanto ao seu vasto currículo, fica um resumo por ordem cronológica. 2008-2011 – Doutoramento – Em fase de conclusão o doutoramento em Direcção Musical e Orquestração, com a orientação de Jan Coober (Holanda) e Carlo Pirola (Itália). 2010 – Ficou em 10º lugar no prestigiado “Concours de Jeunnes Chefs D’Orchestre” em Dijon, França, tendo sido apurado para final conjuntamente com mais 15 colegas num universo de 400 candidatos de todo o mundo. 2006 -2007 Licenciando em Direcção de Orquestra, Associated Boar of Royal Schools of Music, Cátedra Leonard Bernstein de Direcção de Orquestra. 2002- 2005 Master of Arts in Ethnomusicology, mestrado, Maryland University. 2003 Pós-Graduado em Etnomusicologia, Maryland University. 2001 - 2002 Pós-Graduado em Musicologia Histórica, 1º ano do Doutorando em Musica, Texto y Representación, Universidad de Salamanca, Faculdad de História y Geografia. 1999-2000 Bolseiro ERASMUS no Curso de Musicologia, Universidade de Granada, Faculdad de Filosofia y Letras. 1995-2000 Licenciado em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 1995-1998 Curso de Guitarra Clássica, Academia de Amadores de Música de Lisboa. 1993 – 1995 - Curso de Guitarra Clássica, Academia de Musica de Beja.

3 comentários:

Anónimo disse...

Fizeram um optima escolha....
O Luis é um excelente maestro que de certeza irá elevar ainda mais a Banda da Covilhã...
Boa sorte e Bom trabalho.
Fernando Ramos

Anónimo disse...

Não sei como vocês conseguiram! Mas isto é extraordinário. Trabalhei com o maestro Clemente em Portel, e ele um dos melhores! Adorei trabalhar com ele. Dou os Parabéns à Banda da Covilhã por esta escolha, e acredito que esse projecto vai longe.

Anónimo disse...

Parabéns à Banda da Covilhã pela excelente escolha do Maestro Luis Clemente.Pelo que todos conhecemos do seu trabalho de certeza que brevemente se ouvirá falar da nossa Banda como uma das mais respeitávies e de melhor qualidade do País. BRAVO!