quinta-feira, outubro 21, 2010

A Covilhã viveu ontem um dia grande na sua já longa e rica história!

A Covilhã viveu ontem um dia grande na sua já longa e rica história. As comemorações dos 140 anos atingiram o ponto alto ontem, dia 20 de Outubro de 2010, com a presença do mais alto magistrado da nação, sua Ex.ª , Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.
Um dia memorável, com uma temperatura fantástica, uma luminosidade astral e o calor humano de muitos covilhanenses que se associaram à festa.
Pelas 9:00 teve lugar uma sessão da Assembleia Municipal da Covilhã, dedicada ao dia da cidade e às suas comemorações. Já no Pelourinho pelas 11:00, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Covilhã deu o toque de sentido, seguindo-se o Hino Nacional pela Filarmónica Recreativa Carvalhense. As tunas da UBI deram um colorido e um cariz de cidade universitária. Presença notada, foi a confraria do Cão da Serra da Estrela com alguns exemplares. Ilustres covilhanenses, entre outros convidados marcaram presença na sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, que foi pequeno para acolher tão grande multidão. O ecrã no Pelourinho possibilitou em tempo real o acompanhar da sessão. Seguiram-se os discursos, primeiro do Exm. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, seguindo sua Ex.ª Presidente da República. Discursos pautados pela história, pela coragem, pela obra, pela fé, pelo positivo, pelo orgulho e pelo futuro desta cidade e desta região. A encerrar a sessão, podemos escutar na interpretação da magnífica voz do tenor Carlos Cardoso, Nessum Dorma de Puccini. Um grande momento, uma excelente voz e interpretação que mereceu um forte e caloroso aplauso de todos os presentes. (lembramos que o Carlos estará no Concerto de Gala, no domingo dia 31 às 16:00 no Teatro Cine).
Já na Pç do Município, a homenagem justa e merecida a D. Luís I, Monarca português que em 1870 elevou a Villa da Covilhã a Cidade. A marcar esta homenagem, a inauguração da sua estátua, no centro da cidade, olhando o edifício da câmara, do teatro cine e a da Serra da Estrela. No hall do teatro cine, teve lugar ainda a inauguração da exposição 140 anos - 140 obras, uma mostra das obras mais relevantes nestes 140 anos de cidade. Um dia de festa, de balanço e de lançar novas sementes para o futuro. Viva a Covilhã!

Sem comentários: