sexta-feira, março 26, 2010

“Faça Chuva ou Faça Sol, a Música é uma Primavera”





“Faça Chuva ou Faça Sol, a Música é uma Primavera”, foram estas as palavras que encerraram o IV Concerto de Primavera que teve lugar ontem à noite na magnífica igreja de S. Francisco. Pelo quarto ano consecutivo a Banda da Covilhã organizou o concerto que este ano teve como tema “O Barroco”. Um programa que contou com a participação especial da Orquestra Barroca da ESART, sob a coordenação artística do Prof. Jorge Alves, tendo interpretado “Alla Rustica” de A. Vivaldi, Concerto para duas violas e orquestra de cordas de Telemann tendo sido solistas duas covilhanenses Márcia Ferreira e Susana Saraiva e Concerto para dois violinos e orquestra de cordas de A. Vivaldi, tendo sido solistasNuno Vasconcelos e Maria João Batista. Um momento que foi enquadrado por uma breve introdução à arte barroca pelo historiador Dr Carlos Madaleno.
A Banda da Covilhã sob a direcção artística de José Eduardo Cavaco interpretou Encanto de R. Smith, Adagio do Concerto para Clarinete de W.A. Mozart, tendo sido solista outro covilhanense Bruno Silva e terminou com a “First Suite in Eb for Military Band”, Op. 28 de Gustav Holst. No final os sopros da Banda da Covilhã em conjunto com as cordas da ESART interpretaram o hino e marcha triunfal de “Aida” de G. Verdi.
A Primavera é uma estação que pela força que a natureza ganha, imprime inspiração desde sempre. Num ambiente que o espaço do concerto proporcionou foram vividos momentos de elevada excelência. De sublinhar a grande qualidade dos solistas que se apresentaram ao seu mais alto nível. Por outro lado, identificar o trabalho conjunto de uma Escola Superior (ESART) e a Banda da Covilhã, dando continuidade à estratégia pedagógica da banda da Covilhã, que visa a formação, a qualificação e a troca de experiências entre músicos.
A Banda da Covilhã agradece a todos os que colaboraram e tornaram possível a realização do IV Concerto de Primavera, Câmara Municipal da Covilhã, ESART na pessoa do Prof. Jorge Alves, EPABI, Juntas de Freguesia da Cidade, Paróquia da Conceição, Underline…your ideas, Rádio Clube da Covilhã, Rádio Caria, Flor A’rt, Restaurante Merendola 2, Foto Cidade e Nova Forma. Agradecemos também a todos os representantes do movimento associativo presentes no concerto. Bem Hajam!

1 comentário:

José Pedro Sousa disse...

Incrível a velocidade com que postaram aqui fotos e afins.

Depois façam-nos chegar por favor uma cópia em DVD do concerto.

Eu tomei a liberdade de gravar em áudio com um gravador de alta qualidade, e posso também fornecer uma gravação áudio.

Caso estejam interessados, por favor contactem-me através de: josepedrosousa0@gmail.com

Obrigado!
José Pedro Sousa (violoncelista da orquestra barroca)