sexta-feira, setembro 25, 2009

Banda da Covilhã apresenta: 2º Festival da Cherovia - Covilhã 2009 - 1-2-3-4-5 OUTUBRO - Campo das Festas

A Cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável. A Cherovia representa um tubérculo com o qual se identifica a Covilhã e o seu Concelho. A vasta produção só possível em “terras da Covilhã” fazem dela um ex-líbris da gastronomia local, podendo ser apresentado das mais diversas formas. Após o grande êxito da primeira edição, a Banda da Covilhã lança a 2ª edição do Festival da Cherovia – Covilhã 2009 – um projecto gastronómico, cultural, e educacional. Um festival que visa não só a promoção e divulgação de uma das nossas tradições, mas também a angariação de verbas para a compra de instrumentos e projectos culturais da Banda da Covilhã.

A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837.

O 2º Festival irá decorrer num espaço com várias tendas, expositores no Campo das Festas. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de VENDA ao PÚBLICO. Em paralelo a organização promove três concursos: um para o maior exemplar, para o exemplar mais pesado e outro para o melhor prato confeccionado, contando este último com a colaboração dos restaurantes e outras entidades da cidade.

Quanto ao programa educacional, no recinto do Festival haverá uma EXPOSIÇÃO sobre a Biologia – Ciclo de Vida e Cultivo da Cherovia e uma tarde com Colóquios sobre tema “A Cherovia e a Biodiversidade”. No recinto surgirá ainda, este ano um RESTAURANTE onde para além de pratos com cherovia, poderão ser saboreados outros pratos típicos da região. Os PRODUTOS REGIONAIS do Concelho da Covilhã terão também um espaço próprio, nomeadamente: Os Vinhos, Enchidos e Queijos.

O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã através de verbas comunitárias e será gratuito durante o dia. A partir das 20:00 terá um valor simbólico de 1.0€. As crianças até aos 10 anos terão entrada livre.

QUANTO ao PROGRAMA CULTURAL/RECREATIVO:
Quinta-feira – Dia 1
19:00 – Abertura do recinto.
21:00 – Abertura oficial com a presença de várias individualidades e convidados. Visita à exposição e prova de cherovia. Actuação do Grupo Caminhos da Transumância.
22:30 – Animação com André Silva
00:00 – Rouxinol Fanducho – Marco Horácio
02:30 – Arraial com André Silva
Sexta-feira – Dia 2
9:30 – 17:00 – Visitas Guiadas – alunos das Escolas da Cidade – Visita à exposição – prova de Cherovia - Jogos e outras actividades.
22:30 – Grande Noite do Fado com: Fernanda Oliveira (vencedora do 1º concurso de fado noites da Moura) e do jovem Luís Filipe Caeiro (finalista no programa “Uma Canção para Ti” da TVI)
00:00 – Animação com Dj Pedro Santos e outras surpresas.
Sábado – Dia 3
10.00 – Abertura do espaço
15:00 – Bombos da Boidobra – Os Baldões
16:00 – Colóquios – tema: “A Cherovia e Biodiversidade”.
17:00 – Grupo Grande Roda do Teixoso
19:00 – Fanfarra Sacabuxa
21:00 – Fanfarra Sacabuxa
22:30 – Banda Osíris
00:30 – Fernando Rocha
02:30 – Banda Osíris
Domingo – Dia 4
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – 19:00 - Tarde Infantil – Palhaços – Insufláveis – Pinta Caras – Molda Balões
22.00 – Noite de Tunas Académicas
01:00 – Animação com Djs
Segunda – Dia 5
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – Grupo de Cantares St. Maria
16:00 - 2º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) e 2º Concurso – Maior exemplar e Cherovia “Peso mais pesado”
17:00 – Folclore do Concelho.
18:00 – Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.
No Recinto: Restaurante – Exposição – Prova de Cherovia – Produtos Regionais – Horta Pedagógica – Venda de Cherovia
VALOR NUTRITIVO
em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg
COMO COZINHAR? – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE!

Sem comentários: