terça-feira, fevereiro 26, 2008

Plano de Actividades 2008-9 - Ponto 4: MUSEU dos SONS da COVILHÃ - Diário XXI

Caros Amigos e Leitores, alteramos a ordem de apresentação do nosso plano de actividades no BLOG em função de uma notícia que o DIÁRIO XXI publica hoje sobre um dos Projectos: MUSEU dos SONS da COVILHÃ. O Nosso Obrigado a Este Diário ao Jornalista - Daniel Sousa e Silva. http://www.diarioxxi.com/
O Museu dos Sons – projecto idealizado por José Eduardo Cavaco – vai ter uma versão virtual que servirá para mostrar como será no futuro a infra-estrutura inovadora que o agora presidente da Banda da Covilhã gostaria de ver construído no centro histórico daquela cidade. O modelo virtual do Museu foi anunciado na última quinta-feira, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da colectividade. Na cerimónia foi assinado um protocolo com a empresa Underline…Your Ideas, especializada na produção de conteúdos multimédia. A “viagem” ao museu é baseada no projecto real desenhado pelo arquitecto André Vaz Pinto e será, primeiramente, apresentada à Câmara da Covilhã, instituição que a Banda quer como parceira na prossecução do projecto. “Será apresentado a Carlos Pinto [presidente do município] e restante elenco autárquico, de forma a cativá-los para que possam estar na realização deste projecto”, sustenta o maestro.“O Museu já tem vindo a ser trabalhado ao longo dos últimos meses, pois é uma ideia com cerca de um ano e meio. Agora chegamos ao ponto que temos de acreditar e avançar”, refere José Eduardo Cavaco. O avanço “só se pode conseguir com a apresentação virtual do Museu de modo a que possamos captar mecenas e entidades públicas para apoiar a sua construção”, explicou, estimando que esteja pronto a ser visualizado “em finais de Março ou início de Abril”. José Eduardo Cavaco quer que o Museu “seja uma realidade da Covilhã” e está confiante de que “a autarquia não vai deixar fugir este projecto. No entanto, caso tal não se verifique, “estamos disponíveis para que possa ser realizado num outro local, eventualmente noutro ponto do País”, avisa o presidente da Banda.
APROVEITAR QREN. O projecto “está pronto”, mas para já não vai ser revelado. De qualquer forma, adianta o maestro, só a construção, sem equipamento e mobiliário, está estimada em cerca de quatro milhões de euros. No total, “talvez chegue aos 10 milhões”, disse. Como forma de financiamento da sua construção, José Eduardo Cavaco sustenta que o Museu “é um projecto que pode ser candidatado ao QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]. E até tem uma sugestão de localização: “Um bom sítio seria a antiga biblioteca, junto ao jardim municipal, e os edifícios adjacentes”.
Quais serão as valências? O Museu dos Sons, caso avance, tem como meta mostrar as mais recentes descobertas científicas relacionadas com a audição. “Vamos juntar tecnologia de ponta com as investigações em Física, Psicologia e Neurociências”, explica José Eduardo Cavaco, recordando que da equipa de trabalho que está a preparar o projecto fazem parte, entre outras pessoas, Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), o próprio reitor da UBI, Manuel Santos Silva, e membros de diferentes departamentos da Universidade, nomeadamente, dos departamentos de Ciências Médicas, Física e Psicologia. A criação de Centro Nacional de Documentação que funcionaria como repositório central de partituras para as bandas filarmónicas de todo o País, recuperando antigas peças e adquirindo novas obras, é outra das ideias associadas ao projecto.O espólio da Banda teria também direito a um espaço de exposição, para além de outras peças ligas à cultura musical da região.

2 comentários:

Anónimo disse...

That's a brain or crystal??

Anónimo disse...

É de facto uma excelente ideia. Parabéns à Banda da Covilhã.