quarta-feira, novembro 14, 2007

CONCERTO - Covilhã - António Saiote e Bruno Borralhinho - A NÃO PERDER!


Sábado, 17 de Novembro, às 21h30 Teatro-Cine da Covilhã. ENTRADA LIVRE - levantar bilhetes. Carl Maria von Weber - Der Freischütz, abertura - Concerto para clarinete e orquestra em Fá menor, Op.73; Robert Schumann - Concerto para violoncelo e orquestra em Lá menor, Op.129. Bruno Borralhinho, violoncelo; António Saiote, clarinete e direcção - Orquestra do Norte. O mesmo programa pode ser apreciado na sexta-feira, 16 de Novembro, às 21h30 Auditório Magno do IPP (ISEP) Porto.
CURRICULUM de BRUNO BORRALHINHO - O violoncelista português Bruno Borralhinho é membro da prestigiada orquestra alemã "Dresdner Philharmonie", sob direcção do maestro Raphael Frühbeck de Burgos. Nasceu na Covilhã em 1982 e inicia os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior onde estudou com o professor Luis Sá Pessoa durante 5 anos. Estudou entre 2000 e 2006 na classe do professor Markus Nyikos na “Universität der Künste”, em Berlim, onde concluíu a Licenciatura (2004) e a Pós-Graduação/Solista (2006) com a máxima classificação. Bruno Borralhinho prossegue actualmente a sua formação com o prestigiado violoncelista norueguês Truls Mork. Frequentou também Masterclasses com Natalia Gutman, Pieter Wispelwey, Anner Bylsma, Martin Löhr, Lluis Claret, Márcio Carneiro, Jens-Peter Maintz, Martin Ostertag, Jian Wang e Thomas Demenga, e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2001 e 2005. Obteve o 1º Prémio no Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona em 1999 e o 1º lugar no “Prémio Jovens Músicos” organizado pela RDP - Radio Difusão Portuguesa em 2001. Enquanto solista, apresentou-se acompanhado pela Orquestra Gulbenkian e pela Orquestra Clássica do Centro na interpretação de obras de Haydn, Tchaikowsky e Lalo. Bruno Borralhinho integrou a “Gustav Mahler Jugendorchester” e a “Jeunesses Musicales World Orchestra”, tendo ocupado o lugar de 1. Violoncelo-Solista nesta última. Foi ainda membro da Academia da "Staatskapelle Berlin“ entre 2004 e 2006, orquestra residente da Ópera Estatal de Berlim e estagiário na "DSO - Deutsches Symphonie Orchester Berlin“ em 2003, orquestras com as quais continua a colaborar regularmente, assim como com a "RSB – Rundfunk Symphonieorchester Berlin". Ao longo destes anos, tocou em algumas das mais famosas salas de concerto por toda a Europa, Rússia, Estados Unidos, Canadá e América do Sul. Trabalhou igualmente com maestros importantes - Daniel Barenboim, Claudio Abbado, Franz Welser-Möst, Kurt Masur, Kent Nagano, Yakov Kreisberg, Herbert Blomstedt, Christoph Eschenbach, Paarvo Jarvi - e solistas famosos - Anne Sophie Mutter, Martha Argerich, Maxim Vengerov, Daniel Müller-Schott, Alban Gerhardt, Pierre-Laurent Aimard, Rolando Villazón, Thomas Quasthoff - entre outros. Durante o ano de 2007 e na condição de solista, os compromissos de Bruno Borralhinho em Portugal incluem, por exemplo, a interpretação integral das Suites de J. S. Bach no festival "Primavera Musical" de Castelo Branco em Maio, a interpretaçao integral dos Concertos de C. P . E. Bach com a "Orquestra Clássica do Centro" em Julho (solista e direcção) e o Concerto de Schumann com a "Orquestra do Norte" em Novembro. Endereçamos as nossas felicitações ao Bruno pela Excelente carreira!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive o prazer de assistir a um concerto do violoncelista Bruno Borralhinho, em Castelo Branco, inserido no Primavera Musical deste ano: a integral das suites de Bach. FANTÁSTICO!