segunda-feira, outubro 29, 2007

Especialistas reúnem-se na Casa da Música para debater educação artística

Mil e duzentos especialistas participam na Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA), que se realiza hoje e até quarta-feira na Casa da Música, no Porto. Destas 1.200 pessoas, 120 intervirão activamente na conferência e 70 apresentarão comunicações num evento que ocupará na totalidade todos os espaços da Casa da Música durante os três dias. Esta iniciativa tem por objectivo debater o papel e o espaço da Arte no sistema educativo, reunindo peritos e representantes de organizações governamentais e não governamentais, na sequência da Conferência Mundial de Educação Artística da UNESCO, realizada em Lisboa, em Março de 2006. "Em particular, esta conferência pretende produzir uma série de recomendações sobre o desenvolvimento da educação artística nas escolas e sobre a configuração do ensino das artes", disse João Soeiro de Carvalho. Entre os temas constantes do programa, que é muito vasto, avultam "A Educação Artística em Portugal", "Educação Artística: Conceitos e Terminologias", "Educação Artística: Redes e Parcerias" e "Agentes para a Educação Artística: Perfis e Formação". Outro objectivo consiste em "encorajar a ampla participação das comunidades locais em projectos de Educação Artística e a criação de redes de cooperação que possibilitem um real alargamento dos seus públicos-alvo". "Em particular, pretende-se criar oportunidades para atingir os segmentos menos favorecidos e mais desprotegidos da sociedade portuguesa, num verdadeiro compromisso de promover uma educação artística para todos". Outra preocupação decorre da constatação da urgência em desenvolver os recursos humanos e em acrescentar o conhecimento e experiência dos educadores, dos artistas, especialistas em equipamentos culturais e autarcas, preparando assim os agentes para a educação artística". As ministras da educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e da Cultura, Isabel Pires de Lima, presidem segunda-feira à sessão de abertura da conferência. In: www.rtp.pt

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