quarta-feira, março 14, 2007

Grupos de teatro universitários no placo da Covilhã


Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior começa hoje > 13 companhias mostram os seus trabalhos até terça-feira, dia 27.

O ciclo é organizado pelo Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’Ubi) e a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA). Doze companhias de teatro vão apresentar outras tantas peças na Covilhã, no Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que começa hoje e se prolonga até terça-feira, dia 27.

Este é o único festival do género que se realiza há onze anos sem interrupções. O programa garante um espectáculo todas as noites (excepto no dia 19) no Teatro-Cine da Covilhã, a principal sala de espectáculos da cidade, com destaque para a peça "Plagiai", uma co-produção das duas companhias organizadoras do festival.

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’Ubi) e a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) apresentam um espectáculo baseado nos sete pecados mortais, que sobe ao palco nas noites de hoje e amanhã, a partir das 21h45.Outro dos destaques vai para a internacionalização do ciclo de teatro, com a participação de companhais espanholas e uma da Venezuela. Os grupo Maricastaña e Trécola Teatro, ambos de Ourense, a companhia Lanterna Mágica de Cáceres e a Real Escuela de Arte Dramático de Madrid vão intercalar com companhias portuguesas e o IUTAGTEATRO da Venezuela. Também o Brasil estará representado, mas Rui Pires escusou-se a adiantar o nome do grupo.

"O programa inclui grupos diferentes, com espectáculos mais convencionais e outros de características vanguardistas", indicou Rui Pires, da organização. Esta "variedade" é, realçou, "muito importante para o festival e para a cidade". O ciclo de teatro prevê a atribuição de dois prémios, um pelo júri do festival, constituído por elementos das companhias organizadoras, e outro de acordo com a votação do público. O prémio do júri é de 500 euros e o do público de 250 euros. O festival está orçado em 36 mil euros. No domingo, dia 18, o Teatr’Ubi completa 18 anos de existência.

Fonte > http://www.diarioxxi.com

Sem comentários: