quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Palácio dos Músicos = Palácio de Oportunidades

Ao comemorar o seu 12º Aniversário, a empresa Cardoso e Conceição (CC), inaugurou o site www.palaciodosmusicos.com

Foi com muito agrado e satisfação, que desde o primeiro minuto me congratulei com a empresa CC por mais esta iniciativa dedicada aos músicos, maestros, compositores, marcas de instrumentos e bandas filarmónicas.

Este é um dos raros exemplos em que uma empresa com fins comerciais, se disponibiliza e dá um passo em frente naquilo que deve, pode ser, a promoção dos músicos. Não tenho dúvidas de que esta iniciativa contribuirá para que a nossa realidade no mundo filarmónico fique mais rica, inovadora e acima de tudo com mais qualidade.

O excelente aspecto gráfico e a facilidade com que se “navega pelo site” permitem ao utilizador facilmente encontrar o que procura. Desde notícias, eventos, fotos, instrumentos, etc… tudo pode ser consultado rapidamente e eficientemente.

Depois existe outra vertente, que também considero muito importante: o menu artistas, onde podemos encontrar dos mais prestigiados instrumentistas, maestros e compositores. Na área dos instrumentistas, a CC tem sabido organizar e realizar de forma exemplar várias iniciativas que mais uma vez visam o contacto de tantos jovens com professores de elevado curriculum, e são já muitos os que colaboraram, colaboram com a CC. O recente acordo assinado com o Professor/Maestro Saiote, é um excelente exemplo nesta área. Estou expectante e acredito que brevemente no palaciodosmusicos.com várias iniciativas com o Professor Saiote serão anunciadas.

Por outro lado, a CC, tem tido uma participação inigualável em Portugal com grande dinamismo na divulgação, promoção de jovens compositores. É de facto um trabalho extraordinário nessa área. Basta recuar menos de 10 anos atrás, e que havia de composições de autores portugueses? A nível local algumas, mas com relevo e a nível nacional foi a CC a grande pioneira ao estabelecer contractos, ao encomendar obras, e não menos importante ao proceder à sua divulgação.
O apoio dado à Banda Forúm (http://www.bandaforum.net) não tem limites. Desde a primeira hora que a CC apoiou a iniciativa. Uma ideia original e que juntou recentemente 1200 pessoas no 1º aniversário no Europarque no dia 12 de Novembro de 2006. A 1ª Banda do Mundo criada virtualmente através do site http://bandasfilarmonicas.com, que conta também com o patrocínio da CC.

O apoio a páginas de grandes instrumentistas. Cito por exemplo a página da grande clarinetista e amiga Cândida Oliveira (http://www.candidaoliveira.com) que pode ajudar ainda mais a valorizar os nossos instrumentistas e a Música em geral.

Por último gostaria de expressar um grande BEM HAJA ao Sr. Mário Cardoso e Conceição (responsável pela equipa empresarial CC) e dizer-lhe que só uma pessoa com a sua grande visibilidade, sensibilidade, entusiasmo e empenho na divulgação e promoção da Música Filarmónica e tudo o que gira á sua volta poderia criar um Palácio, “onde os músicos são os reis e os tesouros os muitos projectos”. Como tal para mim palaciodosmusicos é sinónimo de palácio de oportunidades, no sentido em que tudo o que de muito bom acontece no meio filarmónico está lá, de uma forma ou de outra.

Parabéns pela excelente iniciativa de comemorar estes 12 anos ao serviço da comunidade Filarmónica através de um site exemplar.

JEB Cavaco

Sem comentários: