segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Banda da Covilhã - Grande Destaque no Diário XXI -

Banda da Covilhã quer dinamizar centro histórico
Tomada de posse de novos órgãos sociais.
O crescimento da escola de música continua a ser a principal meta da associação que quer contribuir para a dinamização do centro histórico da cidade covilhanense

DANIEL SOUSA E SILVA - http://www.diarioxxi.com

A Banda da Covilhã quer tornar-se um parceiro activo na dinamização do centro histórico da cidade da Covilhã e já tem planeadas diversas actividades para este ano. O anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 8, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da associação para o biénio 2007/08.

A organização do “Concerto – Moda e Música”, a 21 de Abril no Teatro-Cine, é um dos exemplos da nova orientação da Banda. “Vamos convidar as lojas de pronto-a-vestir a apresentar as suas colecções de Primavera-Verão e assim damos uma ajuda aos comerciantes”, defende Eduardo Cavaco, vice-presidente da associação. O evento terá a coordenação da estilista do Teixoso, Cristina Serra.

Outra iniciativa já agendada é a realização do “I Covilhã – Concelho Filarmónico”, para 9 de Junho. Está já confirmada a presença de 5 bandas filarmónicas do concelho, totalizando “quase 200 músicos”, clarifica Eduardo Cavaco, para quem o objectivo é “dignificar o trabalho das bandas, mostrando-as à população através de um desfile pelas ruas da cidade e terminando com um concerto na Praça do Município”.

Na mesma linha, a Banda pretende levar mais jovens ao centro histórico através da dinamização da própria sede, junto ao Jardim Público da Covilhã, para além da intenção de organizar um arraial de S. João nos dias 22, 23 e 24 de Junho. “Já foi uma grande tradição na cidade e queremos reavivá-la”, refere Eduardo Cavaco.

Também assegurada está a segunda edição do “II Estágio – Banda Sinfónica da Beira Interior”. Segundo o vice-presidente da Banda, “a primeira edição foi um sucesso e estamos a alinhar pormenores para que aconteça no final de Julho ou início de Agosto, com a presença de 80 alunos”.

ESCOLA DE VALORES
Apesar da organização de eventos culturais, “a principal aposta continua a ser a evolução da escola de música”, frisa João Paulo Azevedo, presidente da Banda, sublinhando que “a sua gratuitidade não quer dizer ausência de qualidade, bem pelo contrário”. Acima de tudo, pretende ser “uma escola de valores”, acrescenta Eduardo Cavaco. Neste âmbito, a associação pretende continuar a angariar fundos para a compra de novos instrumentos.

Um dos passos que está a ser dado nesse sentido é a filiação da Banda da Covilhã no INATEL. “Abre-nos a porta para subsídios específicos relacionados com instrumentos”, esclarece João Paulo Azevedo.

Do acto eleitoral de dia 3 de Fevereiro resultou a recondução de João Paulo Azevedo como presidente da direcção da colectividade, agora com Eduardo Cavaco na vice-presidência. A Assembleia-geral é presidida por António Peixoto Carrilho, enquanto o Conselho Fiscal é liderado por Victor Mota.

Museu dos Sons “é para o longo prazo”
O Museu dos Sons é o mais ambicioso projecto apresentado pela Banda da Covilhã, embora os seus dirigentes reconheçam que “só terá viabilidade para o longo prazo, pois custará centenas de milhares de euros”, refere Eduardo Cavaco. A ideia é “criar um museu dinâmico, que nos distinga a nível mundial”, sustenta. De acordo com o responsável, o museu – ainda sem localização prevista – terá duas vertentes. “Gostaríamos e abordar a física dos sons, ou seja, ter uma série de experiências onde se pudesse educar para o funcionamento do mundo dos sons, e por outro lado, abordar a investigação científica, onde, por exemplo, se mostraria quais as áreas do cérebro que se activam quando se ouve música”, explica Eduardo Cavaco.

Sem comentários: