sexta-feira, janeiro 26, 2007

Cultura e Educação





Na Sociedade moderna que queremos ser, devemos fazer uma aposta forte na cultura. Este repto é lançando a todos os agentes com responsabilidades: Governo, Autarquias, Escolas, Professores e Educadores. Uma Sociedade com mais Cultura corresponde a uma Sociedade com mais Educação, logo mais desenvolvimento.

No século passado, os países mediam “forças” comparando os seus arsenais bélicos, a sua força “física”. Hoje, a realidade é bem diferente – Quem tem o saber – tem o futuro na mão! Não é por acaso que a China e a Índia estão a apostar nas novas tecnologias, na formação de quadros superiores, no desenvolvimento de saberes.
Quando falo em cultura, não me refiro só a dimensão relacionada às artes, como a música, dança e teatro, mas também, a um conjunto de signos que nos ligam às nossas raízes, tradições e património. No desenvolvimento integral da pessoa humana, valores como cultura e educação são imprescindíveis.

Educação – um tema sempre actual, e ao qual estou ligado profissionalmente. A educação deve permitir o desenvolvimento de capacidades que permitam a construção de um projecto pessoal e de sucesso! A mecanização, a burocracia, a tradição medieval do ensino, e uma aposta pouco evidente no “saber fazer” tem contribuído de forma significativa para o insucesso escolar. O projecto educativo é das tarefas mais aliciantes e mais desafiantes que podem existir. A possibilidade de poder interferir de forma positiva na organização pessoal de cada um e a transmissão de valores que mais tarde possam ter um reflexo no projecto global da sociedade e na natureza, são para mim uma verdadeira luta.

As Bandas Filarmónicas são e podem ser um verdadeiro baluarte da Educação e da Cultura. Por isso, é preciso e urgente que sejam vistas como Escolas de Formação de Valores, e que os merecidos e devidos apoios marquem presença.

Sem comentários: