quarta-feira, novembro 08, 2006

Notícias - Diário XXI - Dia 7 de Novembro

“Queremos criar uma Orquestra de Sopros semi-profissional”
I Estágio de Banda Sinfónica, a partir de dia 30Os responsáveis da Banda da Covilhã pretendem dar novo impulso à associação, aproveitando as comemorações de aniversário para realizar uma iniciativa inédita

Com o lema “A Covilhã, os Músicos e a Música”, entre os dias 30 deste mês e 2 de Dezembro, vai decorrer, no âmbito das comemorações do 62º aniversário da Banda da Covilhã – Associação Recreativa Musical Covilhanense, o I Estágio de Banda Sinfónica. Esta primeira experiência, explica o director artístico da Banda da Covilhã, José Eduardo Cavaco, “servirá como teste para um projecto mais ambicioso que consiste na criação a longo prazo de uma Orquestra de Sopros semi-profissional na Beira Interior”, acreditando que “tal poderá ser possível dentro de cinco a 10 anos”. O estágio – com 81 vagas disponíveis – tem como também como meta “contribuir para despertar a Covilhã, em particular, e o Interior, no geral, para uma realidade cultural incontornável: a riqueza, os valores e os excelentes músicos na área dos sopros que Portugal possui”, refere José Eduardo Cavaco.O orçamento da iniciativa, que terá como responsável o maestro Francisco Ferreira, ronda os 10 mil euros. No total, são 10 os professores que vão dinamizar os três dias de actividades que culminarão com um concerto de encerramento do estágio, com início marcado para as 16h00 de 2 de Dezembro, no Teatro-Cine da Covilhã.A celebração do aniversário da Banda da Covilhã (fundada a 1 de Dezembro de 1944) inclui ainda a realização de um torneio de sueca, no próximo dia 25, nas instalações da associação.

APRENDER MÚSICA GRATUITAMENTENum esforço de renovação dos seus músicos, a Banda da Covilhã está de portas abertas a todos que queiram aprender a tocar um instrumento. “Temos ao dispor de toda a população a nossa escola de música que é totalmente gratuita, inclusive com o fornecimento de instrumentos para aprendizagem”, adianta João Paulo Azevedo, presidente da colectividade.Actualmente, a escola de música da associação possui apenas três alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. “Estão a aprender, respectivamente, percussão, clarinete e saxofone”, esclarece João Paulo Azevedo.

Daniel Sousa e Silva - Diário XXI

Sem comentários: