sexta-feira, novembro 03, 2006

Homenagem ao Maestro Campos Costa

Maestro Campos Costa – Homenagem à sua obra Musical



De uma família tradicional covilhanense, nasceu em 3 de Fevereiro de 1929 na cidade do Porto, onde os seus pais viviam temporária e acidentalmente. Veio para a Covilhã com apenas três meses de idade. Estudou no Liceu Heitor Pinto e na Escola Industrial Campos Mello.
Entre 1962 e 1970 revelou a obra musical do compositor covilhanense Ernesto de Campos Mello e Castro, cujas composições jaziam esquecidas ou desconhecidas.
Em 1970, no âmbito do centenário da Cidade da Covilhã e como a colaboração da Câmara Municipal lança e realiza o I Concurso de Piano – Cidade da Covilhã. Em 1972 lança outro concurso. “I Concurso de Piano “Júlio Cardona” e em 1997 lança e promove novo concurso – Instrumentos de Arco “Júlio Cardona”.
Em 1975 e sob proposta do Dr. João de Freitas Branco é nomeado Delegado da Juventude Musical Portuguesa na Covilhã, cargo que presentemente ainda desempenha.
Ainda que autodidacta em música, é autor de diversas composições. No campo das letras, tem escrito artigos de opinião ma imprensa regional e publicou vários livros sobre a história da Covilhã.
Em 16 de Outubro de 1998 e em reconhecimento pela sua acção no âmbito da Cultura, foi armado Cavaleiro da Ordem Imperial Bizantina de santo Eugénio de Trebizonda, grau protospatário (Comendador), pelo príncipe e descendente dos imperadores de Bizâncio, Niceia e Trebizonda.
Actualmente é Maestro do Coro da Academia Sénior da Covilhã e organiza mais um Concurso em 2007 de Arco e Piano “Júlio Cardona”.

Sem comentários: