terça-feira, outubro 31, 2006

Jovem Compositor - Elmano Pereira - Estreia Arranjo da Obra - FADO

Elmano Miguel Pereira, nasceu em 1987 em Castanheira, Concelho da Guarda. Aos 8 anos ingressa na Escola de Música da Banda Filarmónica de Pínzio, tendo sido o clavicórnio seu primeiro instrumento. Aos 17 anos, com vontade de aprender mais no campo da música inicia os seus estudos na EPABI em Tuba, onde permanece actualmente com o Prof. Amílcar Gameiro. Na EPABI frequenta o 2º ano do Curso Básico de Instrumento.
Do seu curriculum fazem parte inúmeras participações e iniciativas, em que se destaca: fundador e membro responsável pela Fanfarra “Sacabuxa”, inspirada nos ensinamentos de Greg Moore e que tem por objectivos animação de feiras, exposições, etc.; foi membro da Orquestra de Jazz da Guarda, e nessa condição teve acesso directo à Orquestra Juvenil do Centro, em Coimbra em 2002. Em 2003, participou no Curso de Aperfeiçoamento de Jovens Músicos em Gouveia e promovido pelo INATEL. Além da Banda de Pínzio, da sua Fanfarra, colabora com a Banda da Covilhã desde Setembro de 2005. É membro da BandaForúm (2006), e colabora com outras Bandas da região.
Na área da composição, não teve até ao presente momento qualquer formação. No entanto, desde os 10 anos de idade que começou a fazer pequenos arranjos musicais de temas conhecidos.
No Concerto pela Banda da Covilhã - dia 3 de Junho de 2006 apresenta a sua 1ª obra original para Banda Filarmónica “A Graça das Ruadas”, inspirada no seu percurso de meninice nas muitas arruadas que fez com a sua Banda. Nesse Concerto estreou também um arranjo musical do Noddy.

No Estágio e dando largas a um desafio que lhe foi lançado - preparou um arranjo para Banda Sinfónica de uma obra (FADO) do Compositor e Maestro - Campos Costa - um vulto no panorama Musical Covilhanense.

Sem comentários: